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Nomundodosjogosdigitais,aescolhadalicençacertapodeseradiferençaentreosucessoeofracassodeumprojeto.Comacrescentepopularidadedosgames,surgemdiversasopçõesdelicençasquepodemimpactaraformacomoumjogoédesenvolvido,distribuídoemonetizado.Esteartigotemcomoobjetivoesclarecerasprincipaislicençasdejogosdisponíveis,ajudandodesenvolvedoreseentusiastasaescolheremaalternativamaisadequadaparaosseusprojetos.Exploraremosascaracterísticasdealgumasdaslicençasmaisconhecidasecomoelassecomparamentresi,permitindoumaescolhainformada.
Aslicençasdejogossãocontratoslegaisquedefinemasregrasecondiçõessobasquaisumjogopodeserutilizado,modificadoedistribuído.Essaslicençaspodemvariarsignificativamenteemtermosdedireitosconcedidoserestriçõesimpostas.Emgeral,existemduascategoriasprincipaisdelicenças:proprietáriaseabertas.Aslicençasproprietáriasoferecemmenosliberdadeaousuário,reservandoamaiorpartedosdireitosaocriadordojogo,enquantoaslicençasabertas,frequentementeassociadasaoconceitodecódigoaberto,permitemmaiorliberdadeecooperaçãoentreosdesenvolvedores.
Aslicençasproprietáriassãoamplamenteutilizadasporgrandesempresasdejogos,quedesejammantercontroletotalsobresuaspropriedadesintelectuais.Essaabordagemgeralmenteresultaemummodelodenegóciosmaislucrativo,umavezqueasempresaspodemcobrarporcópiasindividuaisdojogoecontrolaradistribuição.Noentanto,equilibrarocontroleeasatisfaçãodoclientepodeserdesafiador.Muitosjogadoressesentemfrustradoscomasrestriçõesdessaslicenças,quefrequentementeproíbemamodificaçãoeousopessoaldosjogos.ExemplosclássicosdelicençasproprietáriasincluemalicençadaMicrosoftparaoXboxealicençadaBlizzardparajogoscomoWorldofWarcraft.
Aslicençasabertas,comoaGNUGeneralPublicLicense(GPL)eaMITLicense,promovemacolaboraçãoeacriatividadeentredesenvolvedores.Estaslicençaspermitemqueosusuáriosmodifiquemeredistribuamjogos,desdequerespeitemdeterminadascondições.Essaabordagemnãoapenasincentivaainovação,mastambémajudaacriarumacomunidadeativaemtornodojogo.Afamosasériedejogosindies,comoCelesteeHollowKnight,exemplificacomoaslicençasabertaspodemproporcionarespaçoparaexperimentaçãoeamelhoriacontínuaatravésdofeedbackdosjogadores.
Aocompararlicençasdejogos,éfundamentalconsiderarváriosfatores,taiscomoaintençãodoprojeto,opúblico-alvo,afuturamonetizaçãoeacolaboraçãoquevocêespera.Seoobjetivoémanterumcontrolerigorososobreapropriedadeintelectualegerarreceita,umalicençaproprietáriapodeseramelhorescolha.Poroutrolado,sevocêestábuscandofomentarodesenvolvimentocomunitárioeliberarseujogoparaumpúblicomaisamplo,aslicençasabertaspodemsermaisapropriadas.Oimpactodaescolhadalicençapodeseestenderalémdolançamentodojogo,influenciandoamaneiracomoeleéatualizadoemantidoaolongodotempo.
Aescolhadalicençacorretaparaumjogoéumpassocrucialquepodedefinirofuturodoprojeto.Existemprósecontrasassociadosacadatipodelicença,eadecisãodevesertomadaconsiderandodiversosfatorescomoobjetivosdemonetização,oníveldecolaboraçãodesejadoeaproteçãodapropriedadeintelectual.Alémdisso,éimportanteestarcientedastendênciasdomercadodejogosecomoacomunidadededesenvolvedoresejogadoresreageadiferentestiposdelicenças.Sejavocêumdesenvolvedorindependenteoupartedeumagrandeempresa,entenderasnuancesdaslicençasdejogosseráumdosmuitospilaresquesustentarãoosucessodeseusprojetosnovastouniversodosjogosdigitais.